Um instrumento de avaliação em psicologia denominado "Procedimento de Desenhos-Estórias" se mostrou um recurso eficaz para o tratamento de crianças e adolescentes que apresentavam fobia de dentista.
A pesquisa foi realizada pela odontopediatra e psicanalista Fátima Cristina Monteiro de Oliveira, no Instituto de Psicologia (IP) da USP.
O trabalho pode ajudar odontopediatras no atendimento de crianças que apresentam este tipo de fobia e também pode evitar a necessidade de sedação desses pacientes, visto que muitos só conseguem ser atendidos por dentistas se estiverem sob efeito de sedativos.
Outro benefício é que as crianças e adolescentes passam a elaborar melhor esses medos, apresentando menos angústia e mais tranquilidade diante deles. "A fobia que a criança e o adolescente têm diante do dentista é muito maior do que se imagina e traz angústias e medos muito profundos. Quando não tratada adequadamente, essa fobia pode se cristalizar na vida adulta", comenta a pesquisadora.
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Fonte: Diário da Saúde.
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=desenhos-estorias-ajudam-criancas-medo-dentista&id=4703&nl=nlds