“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si.
Voltaire”
“O homem modesto tem tudo a ganhar e o orgulhoso tudo a perder: é que a modéstia tem sempre a ver com a generosidade e o orgulho com a inveja.
Antoine Rivarol”
E agora José?
Como ficam aqueles elogios e carinhosas palavras que por algumas vezes ouvimos de nossos pais e educadores.
A tradução das palavras ao pé da letra é ainda mais pesada que as frases destes pensadores. Há em alguns dicionários sinônimos para a palavras orgulhoso como: presunçoso, pedante, soberbo e etc. Para a palavra orgulho seguimos com: alarde, soberba, ostentação e etc.
E para complicar ainda mais, o quinto pecado capital é: Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.
Difícil entender e fácil de explicar. Desde que me conheço por gente faço uma conexão direta que após ações bem feitas, sentimentos positivos, dentre eles “orgulho”, eram sensações positivas e gratificantes pelo esforço empreendido naquela ação.
É um sentimento que te faz sentir com a sensação de dever cumprido. Não havia necessidade de comentar com o mundo o fato alcançado, não havia motivo para ter soberba, ou mostrar-se pedante frente aos acontecimentos.
Estes sentimentos de orgulho, para nós mortais e cidadãos deste país, é algo que se consegue graças a um esforço e superação, tem os ensinamentos de pais e educadores que te ajudaram a te formar como cidadão digno de merecer tal adjetivo.
É o que falta para a maioria das pessoas que estão envolvidas na direção deste país! É uma vergonha o que temos assistidos todos os dias!
Nunca me senti tão impotente frente a tantas coisas erradas que com um pouco de boa vontade poderiam ser resolvidas ou mais bem encaminhadas.