Dois engenheiros norte-americanos criaram um contador de mordidas, um pequeno aparelho, parecido com um relógio de pulso, que conta quantas vezes a pessoa leva os talheres à boca.
Segundo eles, o aparelho torna mais fácil para as pessoas monitorarem o quanto estão comendo.
Usado como um relógio de pulso, o Bite Counter (contador de mordidas) monitora o padrão de movimento dos pulsos, detectando quando a pessoa levou uma porção de comida à boca.
Por ser discreto, o contador de mordidas pode ser usado em qualquer lugar, como no trabalho ou em restaurantes, mantendo um registro consistente e informando a pessoas de seus muito prováveis excessos de garfadas.
Para Eric Muth e Adam Hoover, da Universidade Clemson, a tecnologia pode ajudar a resolver a conhecida ineficiência das dietas ou a incapacidade das pessoas em se firmar nelas.
“Em termos sociais, os programas atuais de perda e manutenção de peso não estão tendo um impacto significativo. Estudos têm mostrado que as pessoas tendem a subestimar o quanto comem por largas margens,” disse Muth.
Segundo eles, isso acontece porque os regimes e dietas dependem de uma auto-observação, que é quase sempre falha.
Daí a ideia de automatizar a contagem de quanto uma pessoa está comendo. “Nossos dados preliminares sugerem que a contagem de mordidas pode ser usada como uma aproximação segura para a contagem de calorias ingeridas.”
Leia o artigo na íntegra.
Fonte: Diário da Saúde.
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=contador-de-mordidas&id=6805 .