O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano responsável pela regulamentação de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou o registro do primeiro medicamento psicotrópico para o tratamento agudo de duas das mais preocupantes psicoses: a esquizofrenia e o transtorno bipolar. O SAPHRIS® (asenapina) estará disponível nos Estados Unidos no quarto trimestre de 2009 e no Brasil apenas em 2011.
A liberação foi embasada em dados de eficácia obtidos em estudos clínicos com mais de 3.000 pacientes com as duas patologias. A aprovação tem por base os estudos sobre esquizofrenia aguda, nos quais o medicamento demonstrou eficácia estatisticamente significativa em relação ao placebo. A esquizofrenia, um transtorno crônico, caracterizado por alucinações, ilusões e pensamento desordenado, afeta cerca de 24 milhões de pessoas em todo o mundo, o que equivale a sete em cada 1.000 adultos.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que entre 0,7% a 1% dos brasileiros já sofreram pelo menos um surto. Já o transtorno bipolar, caracterizado por alternância de estados de humor, irritabilidade extrema, redução do sono e episódios depressão, é a sexta principal causa de incapacitação no mundo, afetando aproximadamente de 1% a 5% dos adultos. Segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) estima-se que 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores da doença, nas suas diferentes formas de apresentação (tipos I e II).