Banco de Dentes da USP.

Muita gente não sabe, mas a Universidade de São Paulo (USP) mantém desde 1992 um Banco de Dentes Humanos. A unidade, que fica na Cidade Universitária, depende da doação de hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde que realizam extração dentária e também de pessoas. Daí a necessidade de conscientização da população.

 

Idealizado pelo professor da disciplina de Pediatria da Faculdade de Odontologia da USP, José Carlos Imparato, o Banco de Dentes é que possibilita o ensino e a pesquisa realizada pelos alunos de Odontologia da instituição, hoje cerca de 800.

 

O professor observa que pode ser doado qualquer dente, adulto, infantil ou mesmo de leite, e em qualquer estado, pois tudo é reaproveitado para os estudos. Os dentes extraídos nas clínicas da faculdade também ficam disponíveis no Banco de Dentes.

 

A falta de dentes acaba comprometendo os estudos desses alunos, pois, em média, cada aluno necessita de pelo menos 30 dentes por ano para ter um aprendizado satisfatório. Segundo Imparato, “é como a doação de órgãos, pois beneficia outros pacientes".

 

Em setembro deste ano, durante evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas, será lançada a Associação Brasileira de Banco de Dentes, que tem como objetivo divulgar a importância da doação de dentes.

 

Ainda segundo o professor, atualmente, somente 10% das 193 faculdades da área odontológica no País possuem bancos de dentes estruturados.

 

A doação pode ser feita pessoalmente ou até mesmo pelo correio no seguinte endereço: Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP, Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, SP, CEP 05508-900.

 

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3091-7905.

 

Fonte: www.odontosites.com.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *